images

Cobramseg 2022 marca o reencontro presencial da comunidade geotécnica. De 23 a 26/8, em Campinas (SP)

13/05/2022

Após quase quatro anos, a comunidade geotécnica nacional estará reunida novamente para trocar experiências, compartilhar conhecimentos e confraternizar. De 23 a 26 de agosto de 2022, o Cobramseg 2022 vai marcar o reencontro presencial de estudantes, acadêmicos, profissionais e empresas que atuam na geotecnia. Previsto para acontecer em 2020, o congresso foi adiado devido à pandemia de covid-19 e, agora, espera receber até 1500 participantes no Expo D. Pedro, em Campinas, no interior de São Paulo. O tema central do Cobramseg 2022 será Inovação e Tecnologia na Geotecnia.

As inscrições para o congresso estão abertas e têm valor promocional até 28/5. Aproveite e garanta a sua vaga para o reencontro da comunidade geotécnica! Inscreva-se aqui. https://eventos.galoa.com.br/cobramseg-2022/registration/intro

Durante os dias 23, 24, 25 e 26 de agosto, acontecerão, além do XX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Cobramseg), também o IX Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas (SBMR), o IX Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens (GeoJovem) e o XI Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia.

Alguns dos nomes importantes da engenharia geotécnica nacional e internacional já confirmaram presença. A engenheira carioca Bernadete Danziger foi a escolhida para ministrar a Conferência Pacheco Silva, que destaca um ilustre profissional da geotecnia.

O engenheiro japonês Kenichi Soga dará palestra sobre infraestrutura geotécnica inteligente. Já o engenheiro canadense Doug Stead vai abordar, em sua palestra, a combinação de sensoriamento remoto, modelagem numérica e realidade virtual aplicada a taludes rochosos.

Inovação

A inovação está no tema do Congresso e vai, portanto, permear todos os aspectos, desde as discussões até o formato do evento. Os organizadores compreenderam que, depois de dois anos de distanciamento social, era o momento de abrir mais espaço para as discussões e para os momentos de confraternização entre congressistas, palestrantes e expositores.

“Num momento pós-pandemia, o principal destaque do Cobramseg é justamente o reencontro”, ressalta Paulo Albuquerque, presidente da Comissão Organizadora do evento. “Pensando nisso, abrimos mais espaço para esses momentos de conversa e troca. As conferências estão com um tempo um pouco reduzido para que os intervalos sejam maiores e para que todos nós possamos matar as saudades e reviver uma das principais características da comunidade geotécnica, que é a alegria de estarmos juntos”.

Marcos Massao Futai, presidente da Comissão Científica, segue na mesma direção. “A retomada do convívio, explica, é fundamental para que possamos dar continuidade às atividades dentro da nossa Associação e também nos congressos que tanto apreciamos. E, ainda, para que possamos ter novas perspectivas e introduzir o conhecimento dessas transformações digitais na prática dos congressos e da engenharia geotécnica”, lembra Futai.

Outra inovação diz respeito à forma como as palestras serão assistidas. No formato de salas abertas, cada congressista poderá escolher um canal entre os vários disponíveis. Os participantes vão receber um fone de ouvido e selecionar a palestra que desejarem, podendo acompanhar tudo por todo o espaço.

Trabalhos técnicos

Outra novidade do evento é o volume de trabalhos aprovados: 1.169. O número é o novo recorde em Cobramsegs. “Estes trabalhos são frutos de dois editais. O primeiro, em 2020, e outro em 2022, aberto devido ao adiamento do Congresso”, explica Massao, presidente da Comissão Científica do Cobramseg 2022.

“Esses trabalhos estão distribuídos entre os diversos eventos – Cobramseg, GeoJovem, SBMR e o Luso-Brasileiro – e abordam diversas temáticas que cobrem praticamente todas as áreas da engenharia geotécnica, mecânica dos solos e rochas”.

Minicursos

O dia 23 será dedicado aos 11 minicursos que o Cobramseg está preparando. Serão abordados os mais diferentes temas dentro da geotecnia, com renomados profissionais como instrutores. Confira a lista dos minicursos e aproveite as inscrições com desconto até o dia 28/5. Inscreva-se aqui. https://eventos.galoa.com.br/cobramseg-2022/registration/intro

  • Tema: Liquefação e Estados Críticos em Barragens de Rejeitos

Ministrante: Márcio de Souza S. Almeida, Maria Cascão F. Almeida

  • Tema: Desmonte Cuidadoso de Rochas por Explosivos em Áreas Urbanas e Subaquáticas

Ministrante: Lineu Azuaga Ayres da Silva

  • Tema: Túneis e Poços de Grande Diâmetro em Solo: Introdução aos Principais aspectos de projeto

Ministrante: Pedro Teodoro França

  • Tema: Fundações em Estacas Hélice Contínua: Execução, Projeto e Desempenho

Ministrante: Uberescilas Fernandes Polido

  • Tema: Gestão Integrada de Risco de Desastres: Encostas e Planície

Ministrante: Roberto Quental Coutinho

  • Tema: Aspectos Fundamentais ao Estudo de Mecânica das Rochas

Ministrante: Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger

  • Tema: Melhoramento e Construção de Solos Moles: Fundamentos e Casos de Obras

Ministrantes: Márcio de Souza S. Almeida, Maria Esther Soares Marques

  • Tema: Gestão de Riscos Aplicada a Barragens de Rejeitos

Ministrante: André Assis

  • Tema: Uso de Geocélulas em Reforço de Obras de Infraestrutura de Transportes

Ministrante: José Orlando Avesani Neto

  • Tema: Aspectos Gerais do Uso de Estacas Trocadoras de Calor para a Climatização Sustentável de Superestruturas

Ministrante: Renato Pinto da Cunha

  • Tema: Investigações Geotécnicas de Campo

Ministrante: Antônio Sérgio Damasco Penna

GeoJovem

O GeoJovem 2022 vai receber também a V Conferência Sul-Americana de Engenheiros Geotécnicos Jovens. Os jovens da comunidade geotécnica estarão reunidos para debater assuntos ligados à geotecnia e trocar experiências. O congresso é ainda uma oportunidade de assistir a palestras e conversar pessoalmente com profissionais renomados que estarão presentes no Cobramseg 2022.

Um dos destaques desta edição é o Prêmio Pesquisa e Inovação GeoJovem, que vai reconhecer ideias inovadoras na área de geotecnia. Outra atração do evento será a palestra ministrada por Nelson Aoki, com o título Fator de segurança não mede o risco financeiro de uma fundação.

“A ABMS acredita muito na força do jovem. Daí a valorização do GeoJovem dentro do Cobramseg, a criação deste Prêmio e a existência, desde 2021, do Núcleo Jovem da entidade”, Anna Silvia Peixoto, presidente do GeoJovem.

Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas

O SBMR contará com sessões paralelas específicas e uma mesa-redonda. Além disso, haverá a 4ª edição do RockBowl Brasil. Já tradicional no Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, o RockBowl é um jogo de perguntas e respostas sobre assuntos relacionados à mecânica das rochas. Os participantes são estudantes de universidades brasileiras associados à ABMS.

Luso-Brasileiro

A 11ª edição do Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia terá como tema Inovação e Tecnologia na Geotecnia Urbana e está programado para o dia 26 de agosto. Geotécnicos brasileiros e portugueses estarão reunidos para debater assuntos de interesse mútuo entre os dois países e trocar experiências, visando à melhoria da engenharia geotécnica em âmbito mundial. Durante o Luso-Brasileiro, oengenheiro Ian Schumann Marques Martins apresentará a Victor de Mello Lecture.


Temas relacionados: ABMS,